O que fazer com óleo de cozinha usado?
Muitos de nós já sabemos que não é correto jogar óleo de cozinha usado no ralo da pia, ou jogá-lo na terra, no solo. Mas então, o que fazer com óleo de cozinha usado? Continue lendo para saber as opções viáveis para dar rumo certo ao óleo de cozinha usado!
O óleo de cozinha, quando retido no encanamento, causa entupimento das tubulações e faz com que seja necessária a aplicação de diversos produtos químicos para a sua remoção.
Se não existir um sistema de tratamento de esgoto, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, contaminando a água e prejudicando a vida de muitas espécies que vivem nesses habitats.
Para se ter uma ideia, um litro de óleo é capaz de contaminar 20 mil litros de água. Se acabar no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos. Por isso dissemos logo no começo que você não deve jogar óleo de cozinha usado no solo.
Outro problema que o óleo usado causa é que, quando entra em processo de decomposição, libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa.
Sabendo de todos estes agravantes envolvendo o descarte incorreto do óleo de cozinha, a melhor alternativa sem dúvidas é reciclá-lo. Mas de que maneira? Vamos te falar logo mais! Continue lendo!
Antes de irmos direto ao ponto, você sabia que apenas 2,5% do óleo de cozinha consumido no Brasil é encaminhado para reciclagem?
Bem, nem precisamos dizer novamente o que acontece com os outros 97,5% do óleo de cozinha consumidos no Brasil, não é mesmo?
Veja agora dicas de o que fazer com óleo de cozinha usado
Agora sim, vamos às dicas de o que fazer com o óleo de cozinha usado!
Como você já sabe que não deve descartar o óleo usado na pia da cozinha nem jogá-lo no solo, a primeira coisa a ser feita é armazená-lo.
Armazenar o óleo de cozinha usado é muito fácil. Basta seguir estes passos:
Primeiro, espere o óleo esfriar depois de tê-lo usado na panela ou frigideira. Depois, com a ajuda de um funil, despeje o óleo diretamente em uma garrafa PET.
Sim, aquelas garrafas descartáveis de refrigerante. Ou então embalagens usadas de amaciantes de roupas ou qualquer outro tipo de recipiente similar.
Depois, feche a garrafa e se ainda não estiver cheia, é só guardar em algum cantinho da cozinha.
Retire o excesso do óleo da panela com papel toalha (depois jogue o papel no lixo orgânico).
Quando a garrafa estiver cheia, é só levar no ponto de coleta mais perto da sua casa.
Sabão Caseiro
Você também pode fazer sabão caseiro com o seu óleo usado. Para isso, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
-
4 litros de óleo de cozinha
-
1 kg de soda cáustica em flocos ou pedaços
-
2 litros de água quente
-
1 litro de álcool
-
5 ml de essência (opcional)
Modo de preparo
-
Misture em um balde a soda cáustica e toda a água quente. Despeje a água devagar e com cuidados e vá mexendo com uma colher de pau ou pedaço de madeira até a soda dissolver por completo.
-
Acrescente o óleo de cozinha e continue mexendo até incorporar bem. Isso pode demorar uns 20 minutos ou mais. Não pare de mexer, tem que realizar o processo mexendo sempre.
-
Depois disso, adicione o álcool e se quiser adicione também a essência de sua preferência. Continue mexendo, não pare de mexer até obter uma consistência de pasta.
-
Despeje com cuidado em uma forma plástica ou caixote de madeira forrado com um plástico. Espelhe bem e deixe secar por 1 dia. Corte em pedaços e guarde as barras enroladas com sacos plásticos ou papel filme.
Gostou das dicas? Agora que você já sabe o que fazer com o óleo de cozinha usado, não tem mais desculpa para descartá-lo de forma errada! A Lótus Ambiental conta com o seu apoio!